Serviços da Escola SESI/RR
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Em mais de três décadas de prestação de serviços, o SESI Roraima, já realizou mais de 60 mil matriculas pelo Centro de Educação do Trabalhador João de Mendonça Furtado mostrando um histórico de confiança e qualidade no atendimento a sociedade roraimense. Voltado para dependentes de trabalhadores da indústria, conveniados e comunidade em geral na idade de 3 a 5 anos na educação infantil (Maternal ao 2º período) são desenvolvidas atividades educacionais interdisciplinares voltadas para o letramento, língua inglesa e educação tecnológica. No Ensino Fundamental I e II (1º ao 9º ano) a matriz curricular se destaca com língua estrangeira (Inglês), Educação Tecnológica (Minecraft, CoderZ e Robótica), Ética e empreendedorismo e Leitura e Produção Textual.
Novo Ensino Médio
De modo pioneiro a Escola do SESI implantou o modelo do Novo Ensino Médio ainda em 2019 com base em uma matriz curricular em que o aluno pode se destacar em quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias, Linguagem e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. O diferencial da Escola do SESI é a educação aliada a tecnologia com um currículo totalmente contextualizado à realidade dos estudantes e integrado à formação técnica e profissional com duração de três anos.
A metodologia utilizada está de acordo com a Nova Reforma da Educação Brasileira, atendendo a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. As turmas de ensino médio itinerário de formação técnica e profissional, contam com o conteúdo formativo de Técnico em Redes da Computação, com desenvolvimento de competências que atendem a um perfil profissional sintonizado com o futuro, a Indústria 4.0, os quais são integrados ao SENAI.
Educação de Jovens e Adultos Profissionalizante
A Educação de Jovens e Adultos é uma das modalidades da Educação Básica, é destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir os estudos na idade própria, nos Ensino Fundamental e Ensino Médio. As metodologias são adequadas à faixa etária e às experiências de vida dos alunos, enquanto os materiais didáticos e seus conteúdos estão em sintonia com o segmento da indústria em que os alunos trabalhadores atuam.
De acordo com o Portal SESI Educação, a EJA está presente nos 27 Departamentos Regionais do SESI, e já atendeu mais de um milhão de alunos trabalhadores. Este é um resultado da adesão de empresas, secretarias estaduais e municipais de educação, prefeituras, sindicatos, igrejas e associações comunitárias que se preocupam com a formação de cidadãos. O objetivo é oferecer a essas pessoas a oportunidade de concluir a escolarização do Ensino Fundamental nos anos finais (7º e 8° Ano) e Ensino Médio, de forma mais flexível, com encontros na escola três vezes por semana, em ambiente online, por meio da plataforma de Educação a Distância – EaD. Com a Educação de Jovens e Adultos é possível retomar os estudos, por ser uma das modalidades da Educação Básica, destinada a quem tem 15 anos ou mais e não conseguiu estudar ou concluir a escolarização na idade própria.
O diferencial no Ensino Médio está sendo a metodologia “Reconhecimento de Saberes”, que é um novo método de avaliação e diagnóstico das competências que os alunos possuem, ou seja, eles fazem testes e respondem questionários que permitem a identificação do nível de conhecimento em cada disciplina. Ao final de três meses, o aluno que alcançar 60% das competências exigidas para cada área/disciplina, recebe a certificação.