Ação Global 2016
Bonfim/RR, 21 de Maio de 2016
RESULTADO GERAL
Meta de atendimentos em 2016 é ultrapassada
A 23ª edição da Ação Global reuniu 3.904 pessoas e consolidou 7.808 atendimentos
Com o tema “Qualidade de Vida”, a Ação Global 2016 foi um sucesso. Durante todo este sábado (21) de maio, moradores do município de Bonfim, foram beneficiados com serviços de saúde, qualidade de vida e cidadania. O evento ultrapassou a meta de atendimentos consideravelmente, consolidando 7.808 atendimentos para 3.904 pessoas.
Durante todo o dia a população teve acesso a atendimentos de: Odontologia; Vacinação; Aplicação de Flúor e Orientação Bucal; Coleta de Preventivo; Atendimento Psicológico; Fisioterapia; Atendimento Nutricional; Orientação sobre a Próstata; Exames da Mamas; Orientações para cadastro de estágio; Oficina lúdica com garrafas pet; Distribuição de cartilhas; Carteira de Trabalho; Carteira de Estudante; Emissão de CPF; Atendimento comercial referente a conta de água; Atendimento comercial referente a conta de energia elétrica; Casamento; Certidão de Nascimento; Justiça Itinerante; Orientações Jurídicas; Corte de Cabelo; Massagem; Podologia; Degustação Cozinha Brasil; Degustação de Pizza; Exposição de Materiais Recicláveis; Recreação e brincadeiras (pula pula, totó, pintura no rosto, jogos diversos); Dermatologia; Ginecologia; Cardiologia; Oftalmologia; Endocrinologia ; Pediatria; Urologia; Neurologia; Farmácia.
Neste ano a Ação Global contou com alguns serviços diferenciados para a população de Bonfim. O cartório do Município oficializou neste sábado, 23 casamentos no civil.
A aposentada, Maria da Cunha, 71, e autônomo Israel Kan, 60, estão juntos há 40 anos. Durante a semana os dois souberam por meio de um carro de som, que o SESI estaria realizando diversos serviços na Ação Global. O casal não pensou duas vezes, eles aproveitaram o evento e a novidade para realizar o sonho do matrimônio.
Quem também oficializou a união foi a atendente Ivanete Macedo, 31, e o técnico em enfermagem Wanderson Teles, 39, ambos afirmaram que o evento foi uma grande oportunidade para àqueles que já tentaram casar e, não tinham conseguido por questões burocráticas ou falta de tempo.
Os recém-casados tiveram direito à cerimônia ecumênica, bolo, fotos oficiais, buquê de flores e certidão de casamento. A festa de casamento aconteceu durante Ação Global, na Escola Estadual Aldébaro José Alcântara, e contou com um público especial, os moradores do município.
Uma comitiva composta por membros do Conselho Temático de Responsabilidade Social e Relações Trabalhistas - CTRSRT, Presidentes dos Sindicatos filiados e não filiados à FIER e instituições convidadas também participaram da ação Global. Eles acompanharam toda a programação do evento.
Os membros do Conselho fizeram um percurso em todos os postos de atendimento e conheceram os 38 serviços oferecidos na Ação Global. Eles iniciaram as visitas na Escola Estadual Aldébaro José Alcântara, por onde verificaram os serviços de cidadania, atividades culturais, recreativas, esportivas e a degustação do Cozinha Brasil, logo depois visitaram a unidade Móvel do SENAI, onde ocorreu o curso profissionalizante de Panificação e degustação. Na sequência, os membros do Conselho foram para o Centro de Saúde Cristino José da Silva e o Hospital Pedro Álvaro Rodrigues, locais onde foram realizados todos os serviços de saúde.
Izabel Itikawa participou do evento como voluntária, e disseque ficou realizada e emocionada com a nova experiência. "O evento está sendo maravilhoso. Me sinto extremante feliz e realizada, por ter a oportunidade de participar de uma evento tão grande e de responsabilidade social, que oportuniza a milhares de pessoas serviços essenciais de saúde, lazer e qualidade de vida. Quem ganha com o evento com este, são todos nós", afirmou.
De acordo com o coordenador do evento, Aníbal Valentino, “a Ação Global 2016 foi realizada conforme planejado, tendo em vista que os números de atendimentos foram ultrapassados. Destacamos que tudo só foi possível, graças a força e união do trabalho voluntário, tanto com os parceiros de Boa Vista, quanto os do município de Bonfim. A nossa satisfação maior, foi perceber em cada rosto a felicidade ao receber os serviços que são essenciais para qualidade de vida", concluiu.
Este ano a Ação Global contou com 260 voluntários e teve o apoio de 38 instituições parceiras: Correios, Instituto de Identificação, IEL/RR, Superintendência Regional do Trabalho, Associação dos Moradores do Bairro do Asa Branca, Defensoria Pública, SENAR, ASSOER, Companhia de Água e Esgoto de Roraima, Companhia Energética de Roraima, SESAU, Base Aérea de Boa Vista, Exército Brasileiro, Prefeitura de Bonfim, SENAI, Polícia Militar, SAMU, Câmara Municipal de Bonfim, Centro de Saúde Cristino José da Silva, Escola Estadual Professor José Alcantara, Escolinha Vovó Adelaide, Liga Roraimense de Combate ao Câncer, CHAME, Arroz Itikawa, InfoRR, Prosserv, Federação das Indústrias do Estado de Roraima - FIER, Tribunal de Justiça, Cartório de Bonfim, Hospital Pedro Álvaro Rodrigues, Ministério Público e Comarca de Bonfim.
Ao final do evento foi registrado o seguinte resultado:
Total de pessoas atendidas: 3.904
Total de atendimentos: 7.808
Atendimentos de Educação: 1.554
Atendimentos na área de Saúde: 3.890
Atendimentos na área de Cidadania: 952
Atendimento na área de Qualidade de vida (esporte, lazer e cultura): 1.170
Outros serviços: 242